Páginas

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Deus nos criou por amor!

MOTIVAÇÃO
Nesse encontro, vamos refletir sobre o valor da vida. Para começo de conversa, a vida é um dom de Deus. E, se Deus é amor, a vida que vem de Deus deve ter um sentido bonito. Uma grande curiosidade que as pessoas têm é saber quem criou o mundo, como criou e por que criou. É sobre isso que a palavra de Deus vai nos falar.

Texto: Gn 2,4b-17
No tempo em que o Senhor Deus fez a terra e o céu, não existia ainda sobre a terra nenhuma vegetação e nenhuma planta havia brotado nos campos porque ainda não chovia sobre a terra, nem havia quem a cultivasse, mas subia da terra um vapor que cobria toda a superfície. O Senhor Deus formou, então, o homem do barro da terra e soprou-lhe nas narinas o sopro da vida. E o homem tornou-se um ser vivente.
Ora, o Senhor Deus tinha plantado um jardim no Éden, do lado do Oriente, e colocou nele o homem que havia criado. O Senhor Deus fez brotar da terra todo o tipo de árvores, de aspecto agradável e de frutos bons para comer. Havia a árvore da vida, no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal. Um rio regava o jardim, dividindo-se em quatro riachos. Havia, também, pedras preciosas de raro valor: ouro e outras pedras.
O Senhor Deus colocou o homem nesse jardim para cultivá-lo e guardá-lo. E fez essa recomendação: “Podem comer do fruto de todas as árvores do jardim. Mas não comam do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque, no dia em que comerem, sem dúvida, vocês morrerão”.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Aprofundamento
- Esse é um texto muito antigo da Bíblia Sagrada. Ele quer nos mostrar umas coisas muito interessantes sobre o carinho de Deus com a gente e com o mundo. Até hoje, nem a ciência e nem ninguém consegue saber exatamente de que maneira Deus fez o mundo. Isso só Deus mesmo sabe. Os cientistas estudam o assunto e têm muitas opiniões. Mas, de tempos em tempos, eles descobrem coisas novas e surgem novas opiniões. O jeito exato de como Deus criou o mundo e tudo o que nele existe, nós não podemos saber. Mas se já sabemos que Deus é amor, podemos entender que tudo o que ele faz é feito com muito carinho. É isso que o texto que nos mostrar. Vamos entender melhor esse texto?
- Fixar o painel com o título: DEUS NOS CRIOU POR AMOR. É isso que a Bíblia quer nos mostrar. Por trás de tudo o que existe, neste mundo enorme e maravilhoso em que vivemos, existe uma grande inteligência e um grande amor. É a inteligência e o amor de nosso Deus.
- Fixar a faixa: BARRO. Quando a Bíblia afirma que Deus criou a gente do barro, o que ela quer dizer? Será que devemos acreditar que Deus arregaçou as mangas, amassou o barro e formou um ser humano, sujando-se todo na terra? De forma alguma. O que a Bíblia está querendo mostrar é que nós somos, com toda a nossa fragilidade, uma obra de arte de Deus. Como um artista que pega o barro e o transforma em uma obra de grande valor, assim também Deus nos fez. O barro não vale nada, sem o trabalho do artista que o transforma em obra preciosa. O barro é frágil e se quebra à toa. Assim somos nós: somos fracos, mas Deus faz de nós pessoas de valor. Sem Deus, não somos nada, como o barro sem o artista não é nada. Mas, apesar de nossa fragilidade, somos preciosos e cheios de valor. Quando a Bíblia diz que Deus nos fez de barro, está querendo mostrar que Deus agiu como um artista e, portanto, nós somos obras de amor das mãos de Deus.
- Fixar uma faixa com a frase: SOPRO DA VIDA: O que a Bíblia quer dizer, quando afirma que Deus soprou nas narinas do homem o sopro da vida? Será que primeiro Deus fez o homem como que morto e só depois soprou nele para que ganhasse vida? Nada disso. O que a Bíblia mostra é que a vida vem de Deus. É um dom de Deus. A forma como a vida desenvolve-se é ou não por evolução – isso não importa. A origem de tudo é Deus. Dele é que nos vem a vida. Então, a vida não é uma chateação. Nem é mero resultado das forças da natureza. Ela é, isso sim, um presente de Deus para nós. Por isso dizemos que ela é dom de Deus, o que significa que a vida humana não vem da natureza, mas vem de Deus.  
- Colar a frase com a faixa: A VIDA É DOM DE DEUS.
- Fixar a faixa: JARDIM e RIOS: A Bíblia diz que Deus fez o homem e o colocou em um jardim, com muita água. O que isso quer dizer? Ora, é simples. O jardim é um lugar bonito, cheio de flores e de plantas dos tipos mais diversos. A água é sinal de vida. A Bíblia que dizer que Deus, em seu amor, deseja que a gente viva em um mundo que seja belo como um jardim bem irrigado, onde não falta água para as plantas se desenvolverem. Esse é um sinal de que Deus nos ama. Ele não coloca o homem em um deserto ou em um lugar feio e perigoso, mas em um lindo jardim. Ele quer que o mundo seja belo, que a vida seja bela. É claro que nem sempre as coisas são tão belas assim. Isso não é culpa de Deus. O desejo de Deus é que a vida seja bonita, como um grande jardim. E mesmo sabendo que a vida tem suas dificuldades, não podemos negar que, no fundo, a vida é muito boa.
- Fixar a faixa com a frase: A VIDA É BELA.
- Fixar a faixa: PEDRAS PECRIOSAS: A Bíblia disse que no jardim havia também pedras preciosas. Elas significam a preciosidade da vida. Nossa vida tem valor. Deus não nos deu uma vida qualquer. Ele nos deu uma vida preciosa.
- Colar a faixa: A VIDA TEM VALOR.
- Fixar a faixa: ORDEM DE DEUS: o texto da Bíblia diz que no jardim havia muitas árvores, que davam muitos frutos. E Deus deu ao homem uma ordem. Disse assim: Vocês podem comer os frutos de todas as árvores do jardim. Só não podem comer os frutos de uma árvore, que a Bíblia chamou de árvore do conhecimento do bem e do mal. O que será que isso que dizer? É simples: nesse mundo belo em que vivemos, há muitas coisas que a gente pode fazer. Somos obra de arte de Deus. A vida é bela. Mas temos regras a seguir. Para que as coisas funcionem bem e o mundo viva em paz, precisamos obedecer a Deus e tomar cuidado com a teimosia que leva a gente a fazer coisas que não devemos fazer. Então, o pedido de Deus é que a gente aprende a arte da obediência e evite a teimosia. Somos livres. Podemos fazer muitas coisas. Mas tudo tem limite. É fácil perceber que existem coisas que a gente precisa evitar. Temos regras a seguir, para que o mundo e a vida realmente sejam bons.
- Fixar a faixa com a frase: TEMOS REGRAS A SEGUIR.
- Fixar a faixa: ÁRVORE DA VIDA: A árvore da vida é a Palavra de Deus que nos ensina que é preciso comer dos frutos dessa árvore. O que isso significa? Significa que a Palavra de Deus é como um alimento. Ela nos sustenta na caminhada e nos dá muita força. Quem como do fruto de sua Palavra, ou seja, faz o que ele nos ensinou, vive muito mais feliz, porque Deus sabe o que é melhor para nós. Sua Palavra nos ensina o melhor caminho para vivermos felizes e em paz.    
- Fixar a faixa com a frase: DEUS SABE O QUE É MELHOR PARA NÓS.
- Fixar a faixa: ÁRVORE DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL: É o contrário da árvore da vida. Comer dos frutos dessa árvore significa seguir a nossa própria cabeça, nem sempre muito sábia, em vez de seguir a sabedoria de Deus. Significa afastar-se de Deus, fugir de seus ensinamentos e seguir nossas próprias idéias, como se a gente, por si só, pudesse conhecer o bem e o mal, pudesse ser feliz sem Deus. Quando Deus pede que o homem que não coma dos frutos dessa árvore, na verdade, ele está pedindo ao homem que não seja teimoso, que não se afaste de seus ensinamentos, pois, longe de sua Palavra, não poderá ser feliz. Então, não há nenhum fruto proibido. O que não é aconselhável é afastar-se de Deus e de sua sabedoria. A árvore do conhecimento do bem e do mal significa aquele não teimoso que a gente insiste em dizer para Deus. Aí a gente se afasta da Palavra de Deus, decidindo por nós mesmos o que é bom ou mau. A Palavra de Deus nos diz que é melhor buscar em Deus a resposta sobre o que é bom ou mau para a nossa vida. Querer decidir sozinho o que é melhor, sem ouvir os conselhos de Deus, é falta de sabedoria, é tolice, é teimosia. Geralmente, quando a gente age assim, acaba fazendo mais coisas que mais nos prejudicam que ajudam.
- Colar a faixa com a frase: NÃO DEVEMOS SER TEIMOSOS.
- Depois de montado, o painel ficará assim:


DEUS NOS CRIOU POR AMOR

BARRO: Somos obras de arte de Deus;
SOPRO DA VIDA: A vida é dom de Deus;
JARDIM e RIOS: A vida é bela;
PEDRAS PRECIOSAS: A vida tem valor;
ORDEM DE DEUS: Temos regras a seguir;
ÁRVORE DA VIDA: Deus sabe o que é melhor para nós;
ÁRVORE DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL: Não devemos ser teimosos.



Partilha:
- O que a Bíblia quer dizer quando diz que Deus nos fez de barro?
- O que a Bíblia quer dizer quando diz que Deus nos colocou em um jardim, com rios e pedras preciosas?
- O que a Bíblia que dizer quando afirma que Deus fez um pedido ou deu uma ordem ao homem?
- O que significa comer dos frutos da Árvore da Vida?
- O que significa comer dos frutos da Árvore do Bem e do Mal? Por que comer desse fruto é sinal de teimosia?

ATIVIDADE

Sugestão 1
- Convidar a turma para brincar de artista. Explicar que o artista, com um pouco de massa ou barro, faz obras maravilhosas. Repartir com a turma argila ou massa de modelar e deixar que usem a imaginação e façam obras de arte – as mais bonitas que puderem. Depois, cada um explica o que fez e porque fez. Pode-se fazer uma exposição. Concluir fazendo a ligação com o texto bíblico que comparou Deus com um artista que capricha ao fazer suas obras.

Sugestão 2
- Fazer caça-palavras, como o modelo seguinte, e distribuir um para cada criança. As crianças deverão encontrar nele palavras que expressam coisas boas que acontecem no mundo quando a gente obedece aos ensinamentos de Deus e coisas ruins que acontecem quando a gente não segue direito os ensinamentos de Deus. Podem fazer duas listas, separando o que é resultado de obediência e o que é resultado da teimosia.

V
I
O
L
Ê
N
C
I
A
Z
N
C
P
S
Q
T
V
F
M
B
O
A
E
D
U
C
A
Ç
Ã
O
A
F
H
Õ
T
E
L
T
A
Q
X
Z
G
S
O
N
B
R
T
O
P
R
R
L
O
L
C
T
U
A
A
B
R
F
H
A
N
P
R
T
I
I
I
B
V
D
F
S
L
Ã
G
I
L
L
E
S
B
A
S
C
C
O
I
L
Q
T
E
B
C
E
G
B
D
Q
S
U
T
I
N
N
N
R
E
G
G
D
A
D
O
Ã
I
N
U
S
E
D
E
D
G
I
A
Ã
R
T
X
A
C
R
I
M
E
S
Z
A
L
A
A
S
M
E
I
T
O
B
D
I
L
H
J
L
A
D
I
D
N
A
I
E
A
F
G
I
U
N
I
Ã
O
T
Ç
E
S
E
Ç
F
Z
C
A
R
O
A
U
H
M
B
D
F
B
G
J
N
A
R
A
U
D
V
A
C
A
R
I
N
H
O
C
R
B
C
A
H
D
D
E
S
R
P
Q
O
Ã
D
I
L
O
S
A
P
R
E
E
O
P
E
M
A
L
D
A
D
E
G
T
A


Conclusão
A vida é um presente de Deus para nós. Nós existimos e estamos aí no mundo porque Deus nos criou. Não aparecemos no mundo por acaso, sem mais nem menos. O mundo todo existe por vontade de Deus. O mundo e a vida são os presentes mais importantes que Deus nos dá. A Bíblia diz que Deus nos criou e nos colocou em um lugar muito bonito. Isso significa que Deus quer a nossa felicidade. Se não fosse assim, teria nos colocado em um lugar feio e triste, como um deserto. De fato, se prestarmos bastante atenção, veremos que o mundo é maravilhoso e que a gente tem tudo para ser feliz. Nós somos as abras mais maravilhosas de Deus. Ele nos ama e por isso nos fez com carinho, para sermos felizes neste mundo bom onde vivemos. Para isso, precisamos ser obedientes a Deus, deixando que ele nos ensine o que é bom para nós e nos mostre também as coisas ruins que devemos evitar.

DICA PARA O CATEQUISTA
- Os textos do livro do Gênesis são sempre muito profundos e belos, mas um tanto enigmático. A linguagem poética fala muito ao coração do leitor, mas pareceu necessário destrinçar um pouco para facilitar o trabalho do catequista, na hora de aprofundar o tema com a turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário