Páginas

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Jesus ensina-nos a rezar

Conversar é bom! Conversar com quem a gente gosta é melhor ainda. Às vezes a gente acha difícil "puxar conversa" com um novo colega. Aí é bom quando aparece alguém que já o conhece e nos ajuda dizendo o que o novo companheiro gosta de fazer, como ele gosta de ser tratado,...
Um dia, os apóstolos estavam achando difícil conversar com Deus e pediram a Jesus uma ajuda. Queriam saber o que poderiam pedir a Deus, que palavras deveriam usar, qual seria, afinal, a melhor forma de ter essa conversa com Deus.
Jesus respondeu que não era preciso falar muito, explicar muitas coisas, porque Deus, nosso querido Pai do Céu, já sabe do que precisamos mesmo antes de nós pedirmos.
A nossa oração deve ser sempre sincera, ou seja, aquilo que está dentro do nosso coração. Mas respondendo ao pedido dos apóstolos, Jesus disse que deveríamos rezar assim:
Lucas 11,1-4
Com essa oração Jesus quis fazer um resumo de tudo o que podemos e devemos pedir a Deus. É uma oração muito importante, que devemos rezar sempre, lembrando que nela, como filhos que honram o Pai, louvamos o nome de Deus e pedimos por nós e por todos os irmãos, pois Jesus nos ensinou a chamar Deus de
 Pai Nosso, que estais no Céu;
Santificado seja o Vosso nome;
Venha a nós o Vosso reino;
Seja feita a Vossa vontade,
assim na terra como no Céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje;
Perdoai-nos as nossas ofensas,
assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido,
e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.
Pai Nosso!

Sagrado Coração de Jesus (desenhos para colorir)

Estes desenhos foram gentilmente enviados pela Irmã Zuleides Andrade.

Ir. Zuleides M. de Andrade, ASCJ Programa "Conversas do Coração"
Aos domingos, das 21h às 22h
Radio Evangelizar AM 1060  e FM 90.9 - Curitiba
No Brasil e no Mundo, também via Internet:
http://www.padrereginaldomanzotti.org.br
contato: comunic@apostolas-pr.org.br

Muito obrigada, Irmã!








Créditos:
Livro para colorir:  The Sacred Heart
Ilustrações: Sister John Vianney, S.S.N.D.
Ano: 1976
Sacred Heart Center
Orlando - Florida   USA

terça-feira, 21 de junho de 2011

Caça-palavras (Corpus Christi)

Desenho para colorir (Corpus Christi)

Eu sou o Pão da vida...

'Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo'.
A Eucaristia, o Pão da Vida, é o alimento que nos faz entrar para o Amor da Santíssima Trindade. É o Pão que nos conecta, que nos “pesca” para que também façamos parte da comunhão de Deus: Pai, Filho e Espírito Santo.
A Eucaristia é o alimento para a vida, para vivermos aqui com o “olhar” em Deus para que o banquete da terra se aproxime ao banquete na plenitude com o Pai misericordioso e amoroso, do Filho amado e do Espírito Santo amor.  
E olhando para o nosso cotidiano, devemos perguntar: “Como é a minha participação na Eucaristia?”, “Sinto que sou participante desse amor da Trindade?”, “Que cuidados devo ter quando participo da Santa Missa?”

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Para colorir (Solenidade da Santíssima Trindade)


Precisamos ser "remos" para Deus (Solenidade da Santíssima Trindade)

Na Festa da Santíssima Trindade, que é a manifestação do amor do Pai, Filho e Espírito Santo, peçamos ao Deus Uno e Trino para nos mover e também mover o barco da Igreja, onde transcorre a nossa aventura de vida.  Não devemos ter medo.  O Espírito é o melhor guia e a Palavra contém tudo o que nós precisamos. Dentro do barco está também a Eucaristia que nos alimenta durante a nossa travessia, a nossa vida.
Para que o barco se mova é necessário que tenha um motor. O amor do Pai e a entrega do Filho são esse motor que faz com que o “barco” igreja se mova.
E nós? O que somos?  Deixemos ser como remos, madeira útil que de nada servirá se não estiver nas mãos de Deus Uno e Trino. Não seremos felizes se não deixarmos mover pelo Pai, pelo filho e pelo Espírito Santo. Quando buscamos tantas soluções em nossa vida, na realidade estamos precisando deixar que Deus tome conta de nós, nos guie, nos fortaleça! Que todos nós deixemos ser remos para esse barco...


sábado, 11 de junho de 2011

Desenhos para colorir (Pentecostes)


Pentecostes

Pentecostes - Festa do Espírito Santo

Pentecostes

Jogo dos 10 erros (Pentecostes)

Trindade, modelo de espírito comunitário

Celebrar a festa da Santíssima Trindade é vivenciar o verdadeiro exemplo de amor e de unidade. É oportunidade para reavaliar nossas relações e posturas na comunidade. Na comunidade, visamos realizar uma missão: anunciar a boa-nova do Senhor. Ou seja, testemunhar o amor do Pai manifestado a nós por meio do Filho. Para isso, precisamos deixar de lado o individualismo, a indiferença, a discórdia, que muitas vezes podem nos impedir de levar à frente a missão. O mais perfeito modelo que temos é a comunhão entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Como podemos observar tanto na primeira leitura como no evangelho, Deus se nos apresenta como compassivo, misericordioso e pleno de amor. E essa bondade do Pai nos é revelada por meio do Filho. Isso acontece graças à perfeita comunhão entre eles. Eles agiram e agem pelo mesmo Espírito, Espírito de amor e misericórdia. Podemos dizer que dessa unidade e comunhão surge a verdadeira e perfeita comunidade.
Na relação entre o Pai e o Filho, fica explícito o espírito de partilha e comunicação. Não há entre eles ciúme, inveja, individualismo, discórdia e tantos outros sentimentos negativos que impedem uma comunidade de realizar sua missão. Nesse sentido, nós também não podemos nos deixar dominar por tais sentimentos desagregadores da comunidade. O que deve nos motivar é o exemplo da Trindade. Pois, quando há unidade e comunhão, sobretudo o amor, é possível trabalhar juntos a fim de comunicar e testemunhar o amor de Deus por nós.
É sabido que entre o povo simples há verdadeiramente comunicação e partilha. Partilham-se os bens, os pensamentos e até mesmo os sentimentos mais íntimos. Pessoas que agem assim inspiram-se na caracteristica da Santíssima Trindade. As pessoas divinas trabalham pela mesma causa, a do amor e da fidelidade. Assim devem ser as nossas relações.
Deus é comunidade de amor. Que essa seja a nossa meta. Que a Trindade seja o nosso modelo. Busquemos a cada dia ser pessoas novas a fim de correspondermos ao projeto de amor do Pai. E que a bondade, a fidelidade, a comunicação e o espírito comunitário estejam sempre presentes em cada um de nós.

Benedito Antônio Bueno Almeida, ssp